terça-feira, 9 de junho de 2026

SABEMOS QUE O CONHECEMOS

 


Quando João escreve: “E nisto sabemos que o conhecemos: se guardamos os seus mandamentos” (1Jo 2.3), é fácil transformar o versículo numa fórmula de inspeção espiritual: observo minha obediência, concluo que sou salvo. 

Mas o “conhecer” bíblico é mais profundo do que uma conclusão lógica. É linguagem de comunhão, intimidade e aliança.

João não está descrevendo um cristão que se coloca fora do relacionamento com Deus para avaliá-lo friamente. Ele está descrevendo alguém que vive unido a Cristo. A obediência é fruto dessa união, não a sua causa. O crente sabe que conhece a Deus porque vive em relação real com Ele — uma relação sustentada pela graça, pela Palavra e pelo Espírito.

Isso muda o foco. Em vez de perguntar apenas “tenho provas suficientes de que sou salvo?”, o cristão passa a perguntar: “estou permanecendo em Cristo? Estou ouvindo sua voz? Estou vivendo da sua graça?” A certeza nasce dentro da comunhão, não fora dela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O BATISMO AINDA FALA

 Muitos cristãos enxergam o batismo como uma lembrança distante. Foi um acontecimento importante, mas ficou no passado. Entretanto, a Escrit...