segunda-feira, 31 de março de 2025

THEOTOKÓS: EXALTANDO CRISTO E NÃO DIVINIZANDO MARIA

O propósito do termo Theotokos (Θεοτόκος), utilizado no Concílio de Éfeso (431 d.C.), foi afirmar a divindade de Jesus Cristo e não divinizar Maria. 

O termo significa "Mãe de Deus" e foi empregado para combater a heresia nestoriana, que separava a natureza divina e a natureza humana de Cristo de maneira radical.

 O termo foi adotado para enfatizar que o Filho nascido de Maria era o mesmo Logos divino encarnado (João 1:14). Ou seja, não se tratava de um mero homem unido posteriormente à divindade, mas do próprio Deus assumindo a natureza humana desde a concepção.

Nestório argumentava que Maria deveria ser chamada Christotokos ("Portadora de Cristo"), pois, segundo ele, Maria deu à luz apenas a natureza humana de Jesus. Ocorre que esta afirmação fazia uma separação radical entre a humanidade e a divindade de Cristo.

Em suma, o termo  reconhece que aquele a quem ela deu à luz é verdadeiramente Deus. Esse entendimento é coerente com Lucas 1:43, quando Isabel, cheia do Espírito Santo, chama Maria de "mãe do meu Senhor".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O BATISMO AINDA FALA

 Muitos cristãos enxergam o batismo como uma lembrança distante. Foi um acontecimento importante, mas ficou no passado. Entretanto, a Escrit...